Designação do projeto:
INFORLANDIA - Internacionalização sustentada na inovação
Objetivo Temático: Reforçar a competitividade das PME
Localização: Aveiro
Custo Total Elegível: 301.489,67€
Apoio financeiro da União Europeia:
FEDER - 129.263,67€
FSE - 8.542,25€
Síntese do projeto
A INFORLANDIA iniciou a sua atividade em 1990
dedicando-se ao desenvolvimento e fabrico de equipamentos informáticos
(desktop, portáteis, tablets e
híbridos) e de comunicações (smartphones,
telemóveis e telefones), através da marca própria “INSYS”.
Atualmente, o promotor já foi premiado por diversas
revistas especializadas, relativamente aos computadores da marca “INSYS”. Também,
ao nível das certificações, destacam-se as certificações pelas normas ISO
9001:2008 e ISSO 14001:2004, as quais a empresa pretende atualizar brevemente.
A empresa faz parte do grupo empresarial VAGA, SGPS e detém
13 marcas registadas a nível nacional, das quais destaca a “INSYS”, a “INSYS
Edu.Pro”, a “BAC – Brand Art Concept”, a “M4TRIXX” e a “CUCo”. Os principais
clientes destacados pelo promotor estão divididos pelas áreas de distribuição
ou revenda - lojas de venda direta ao público; Integradores de sistemas -
empresas especializadas (para concursos públicos); Gamma Informatique
(Tunísia); ARP Impor (Espanha) – empresas – Critical Lincs; Unitel (Angola);
Cabo Verde Telecom (Cabo Verde) – e Setor Público – Hospitais; Centros de Saúde
da Madeira; Administração pública; Finanças na Madeira; entre outros.
Concorrencialmente são identificados alguns nomes de
referência no setor das comunicações e equipamentos informáticos, como: HP;
DELL; Acer; BQ; Wiko; Huawei; Modecom.
No que diz respeito à estratégia de internacionalização
estabelecida, a INFORLANDIA aposta na diversificação com entrada em novos
mercados (Estados Unidos, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Egipto, Colômbia,
Jamaica e Guiné-Bissau) e com novos produtos (o “INSYS Edu.Pro” e o “CUCo”).
No que diz respeito aos objetivos que a entidade pretende
ver satisfeitos, ao longo da implementação do plano de internacionalização,
identificam-se:
Aposta na entrada em mercados novos, por forma a
dinamizar a marca INSYS e comercializar as novas soluções “INSYS Edu.Pro” e
“CUCo”;
Implementar ferramentas de gestão de clientes, para
acompanhar a atuação internacional;
Melhorar as competências ao nível do design e marketing;
Aumentar o Volume de Negócios Internacional e Total.
De modo a atingir os objetivos supramencionados o
Promotor aposta, no seu plano de internacionalização, nas seguintes ações: